segunda-feira, 15 de julho de 2013

Olá pessoal! Hoje vou falar de um assunto muito importante, principalmente para estudantes: escrever redação. As pessoas acham que escrever é complicado demais e carregam isto em suas mentes a ponto de esquecerem de procurar soluções. Por isso, vou apresentar uma dica que sempre uso para escrever redação e crônica.

Imagine um tribunal. O que temos em um julgamento? Um juiz, um advogado de defesa, um advogado de acusação (promotor) e um réu. Com esta imagem, procuro não escrever na pessoa do juiz, que está ali para julgar os fatos, por isso precisa de muita experiência. Não escrevo também na perspectiva do réu. Como minha mãe diz: 'réu, calado não tem razão'.

Na hora de escrever, prefiro me imaginar no papel ou do advogado ou do promotor.

Exemplo: uma redação sobre a política brasileira e o povo na rua

Se escrevesse como juiz, falaria todos os pontos prós e contra desta crise e no final acabaria não contando minha opinião sobre o fato. Esqueça o posto de réu!

Como advogado, ou aprovaria o governo (advogado de defesa) ou me juntaria aos protestantes (advogado de acusação). Poderia ser o contrário também, depende do seu ponto de vista.

Sendo assim, imagine que você quer defender o povo nas ruas. Mostrar que esta agitação é culpa do governo. Terá que mostrar, também, que o fato de existirem baderneiros, o povo não compactua com a violência praticada por estes.

Todos os seus argumentos, seriam para defender a ação do povo nas ruas do Brasil contra a corrupção. Usaria até um argumento utilizado por quem defende o governo atual contra eles próprios (os baderneiros).

Em redação e crônica a grande sacada é se colocar ou no papel de acusador ou no papel de defensor. Não queira ser juiz em redações, principalmente para entrar em uma faculdade ou concursos públicos. Além de exigir muitos conceitos, você acabará não se expondo como deveria. Afinal, uma redação é para testar seu nível de argumentação, e não de julgador.


OBS.:

Não uso este recurso para escrever matérias jornalísticas. Neste ramo, não damos opiniões, apenas apresentamos os fatos. Por tanto, ele não se aplica.


Leia também


Como escrever eficazmente em um Netbook ou iPad


0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!