terça-feira, 30 de agosto de 2011


Quando se ouve o termo comparsa no Brasil a ideia que se tem é de aliados de bandidos. Mas foi só o radialista, jornalista e deputado estadual de Sergipe Gilmar Carvalho chamar os vereadores de comparsas de Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, que a palavra ganhou outro significado.

É bem verdade que o termo não é compreendido em sua inteireza. Segundo o dicionário a palavra italiana significa basicamente um figurante de uma peça.

É fácil imaginar. Já viram em novelas, filmes e peças teatrais personagens que não aparecem e se o fizesse em nada mudaria a história, está ali só para apoiar o personagem principal? Esta é a ideia original da palavra comparsa.

Não sei medir a sinceridade de Gilmar quando diz que não usou o termo de forma negativa, mas que ele deu outro significado deu. Agora, todos os vereadores de Aracaju são comparsas, dando a entender que são companheiros.

De qualquer forma, juntando Gilmar Carvalho, os vereadores e o prefeito de Aracaju está difícil saber quem é o personagem principal desta história. No máximo o líder da comparsaria.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!