sexta-feira, 28 de janeiro de 2011




Sim! O mundo não funciona como antes. As guerras de hoje são mais eficientes, e por isso mais chatas, que as de ontem. O mecanismo de repressão que funcionava nos tempos de nossos pais não funciona com os filhos. Os protestos de agora são mais tecnológicos que necessariamente ideológicos. Político, cidadãos, imprensa, o estado em geral precisam entender essa premissa: não se faz hoje como se fazia antigamente. Até o sexo é diferente. Mas deixemos essa reflexão para depois.

Os egípcios estão protestando contra o seu governante, que está no poder há 30 anos. Em resposta, Hosni Mubarak manda vê com seus recursos bélicos e tecnológicos. Mas Hosni e população ainda não aderiram ao novo mundo.

Imagino que a confusão começou assim:

Os egípcios cansaram de ser mandado pelo mesmo cara. O tal cara resolveu deixar o osso para o filho roer. A população não gostou desse negócio de Mubarak Junior. O pai não gostou da rejeição ao filho. Os conselheiros de Hosni o aconselharam a mudar de ideia. Ele não gostou da rejeição e dos conselhos e começou a derramar sua ira. Prendeu alguns jornalistas (a culpa é sempre nossa), a população protestou. O chefão resolveu dar toque de recolher. A população aumentou o protesto. A autoridade até agora máxima resolveu ampliar o toque de recolher. A população aumentou e ampliou os protestos. E a situação é de conflito civil na cidade que um dia recebeu Jesus.

Mas a culpa de tudo isso é o Twitter. Um protestante viu nesta ferramenta que eles podem tirar um poder seguindo o exemplo dos vizinhos, a Tunísia. Cancelaram a internet, mas o relacionador de pessoas continua ativo. E eles se comunicam excitando mais pessoas a protestarem.

Mas espera aí! No Egito tem eleições! E elas serão em setembro. Se são maioria, o povo tirar o tal Mubarak do poder. Mas se houver corrupção? Bom, aí não sei resolver. O que sei é que muitos países ainda não captaram a ideia da democracia. Nem povo, nem líderes.

Pior, o líder acha que uma lei metequefre vai impedir o povo de ir às ruas. Com o Twitter livre e solto. Eles cortam a internet local, mas não podem cortar de todo o mundo. Os gênios podem acessa-la do Egito por uma conexão no Brasil, por exemplo.

Bom, por essa confusão toda deste texto você já viu que estou mais perdido nesta história que filho de prostituta no dia dos pais. Mas que sei é que o mundo mudou e não suporta mais esse tipo proteste e mais ainda essa forma de governar.

Vamos conversar gente! Temos Twitter para isso.

Um comentário:

  1. É João, assim que começamos uma discussão. Como diria o velho Sócrates: Só sei que nada sei. Abraços.

    ResponderExcluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!