quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação. Em uma sociedade moderna, os meios de comunicação tornaram-se os principais fornecedores de informação e opinião sobre assuntos públicos, mas o papel do jornalismo, juntamente com outras formas de mídia, está sofrendo modificações, decorrentes da expansão da Internet.
 
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos.


Inicio o post com duas definições retiradas do site Wilkipédia, para ser bem simplista na exposição a seguir.

Ainda estou sem entender a repercussão negativa que tomou a charge: ‘As velhas novidades do Confiança’, publicadas no Globoepsorte.com/se. A direção do Confiança e alguns de seus torcedores alegam que a publicação desrespeitou o clube, os jogadores e sua torcida.

Como membro da equipe do Globoesporte.com posso garantir a todos que não houve nenhuma intenção em denegrir ninguém. A ideia era mostrar, de forma descontraída, o que os torcedores do Confiança achavam dos reforços anunciados. As falas foram retiradas na comunidade da referida torcida no site Facebook.com.

A publicação seguiu todos os critérios jornalísticos, embora o conteúdo em si não seja, para mostrar que não era bem isso que o torcedor queria. Em nenhum momento dissemos que os jogadores, Valdson e Da Silva, não poderiam mostrar futebol de qualidade devido seu histórico.

Por tanto, a repercussão me gera interrogações. A gente sabia que esse tipo de publicação não iria agradar boa parte dos envolvidos. Mas não fazemos jornalismo para bajular equipe A, B ou o alfabeto todo. A força propulsora de nossa atividade são os fatos. E é fato, inegável, que o torcedor não gostou. Foi isso que eles expuseram nas redes sociais e foi isso que a publicação passou.

Se o repúdio emitido pelo clube me causa estranheza, a surpresa foi maior ainda vindo de um presidente que é formado em jornalismo. Todos têm o direito de expor suas queixas, é um direto constitucional do brasileiro e o jornalista deve investir que esse direito não seja apenas teórico.

Mas, tentar impedir que opiniões não sejam publicadas sobre a premissa de que isso não ajuda o futebol é no mínimo ridículo, para não dizer crime. Será que o Confiança repensou as contratações após a charge? Será que o jogador não irá surpreender o torcedor, pois ficou magoado com a publicação? Seria o papel da imprensa esconder uma insatisfação comprovada para evoluir o futebol local? Respondo com uma palavra: não.

É fato, também, que o Confiança é o clube mais organizado de Sergipe. Assim sendo, torna-se desnecessário a tempestade em copo de água.

Não gostou da publicação? Exponha! Tem direito a isso. Agora, tentar amordaçar, pelo pretexto de que determinado tipo de prática jornalística não contribui é realmente repugnante. Só para lembrar, não estamos na ditadura.

29 comentários:

  1. Então no dia 20 de janeiro podemos espalhar faixas no Batistão criticando a TV Sergipe por essa atitude, como não estamos em uma ditadura vcs vão ter que mostrar as faixas na TV, nada mais justo, é só o direito de todo brasileiro de mostrar sua apinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse a TV a produtora do conteúdo, mas foi o globoesporte.com e todos os comentários lá feitos foram mantidos. A TV não tem nada com isso

      Excluir
    2. A questão é que disseram uma coisa que não aconteceu. Não difamamos ninguém. Apenas reproduzimos o que o torcedor disse nas redes sociais

      Excluir
    3. Ai é a prova da qualidade do jornalismo sergipano, ter as redes sociais como fonte, dá licença companheiro procure ser mais profissional.

      Excluir
  2. Não usamos redes sociais como fontes, apenas como termômetro.

    ResponderExcluir
  3. Então por que não fala sobre as coisas boas que pensamos ? Como ser o único time praticamente completo, o único time que não atrasa salário á 4 anos. Por que não fala das cosias boas do futebol sergipano ?

    Olha o time falido ali que veste rosinha. Por que não falou que eles vão montar um elenco n base da série A2 ?

    Por que não fala que ninguém quer ser presidente de uma cebola ?

    Vai ter que fazer uma charge parabenizando o Confiança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ler as matérias do site, irá encontrar matérias que contam isso.

      Excluir
    2. Apenas diz a contratação, mas cadê dizer que a torcida gostou da volta de Flamel e parabenizar a diretoria ?

      Ainda bem q o globoesporte/se não é minha principal fonte, se não até agora eu estaria com dúvida, se o lateral esquerdo que o Confiança contratou, se chama Luan ou Alan.

      Excluir
  4. E, em que a TV Sergipe faz pra ajudar o futebol sergipano ? Quando o futebol carioca tava na merda, a globo reergueu.

    Se a TV Sergipe não ajuda, silêncio e não atrapalhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A TV vai cobrir o Campeonato Sergipano e Nordestão. O Globoespote.com/se, quejá faz isso, vai continuar com força total

      Excluir
    2. Cobrir entre aspas, pois passam jogos dos clubes cariocas de vez dos nossos. E na hora de mostrar a torcida, mostra só a parte que tem pouco público, pra influenciar os pensamentos que não temos fuetbol no estado.

      Excluir
    3. Mas o GLOBOESPORTE.COM/SE transmitiu todas as rodas do sergipão e da série D com Itabaiana. Quanto a TV, não posso responder, posso garantir que não é por má vontade

      Excluir
    4. Parece que o jornalismo local é para afundar mais mais ainda o futebol sergipano, faz questão de mostra tudo que há de ruim e não da importância para o que há de bom, influenciando os sergipanos a não prestigiarem mesmo o nosso futebol, ao contrario dos outro estados que fazem de tudo para fortalecer o futebol deles, mostrando as coisas boas como destaque e "maquiando" as coisas ruins. A TV Sergipe mesmo mostra festa de comemoração de times de fora do estado no Globo Esporte local, claro né, são os queridinhos de vocês, parabéns.

      Excluir
    5. Só precisa ver quais são as materias do nosso futebol que sai em rede nacional, vou citar algumas: Gandula evita gol de adversário; Equipe do futebol sergipano joga com todos jogadores com infecção intestinal. Se isso é ajudar o futebol sergipano, muito obrigado mas não precisamos da ajuda de vcs.

      Excluir
    6. Você tocou em um ponto bom. A gente mandou o gandula evitar um gol? Deixamos os jogadores com infecção intestinal? NÃO! Como a história interessa à rede, eles pegam. Mas você não viu na rede o presidente do São Domingos que construiu o estádio. Da corredora de 91 anos.

      Excluir
    7. Sr. Isaac, publico o comentário que o senhor postou na matéria que fizemos com Valdson, quando ele disse estar 90% acertado no Confiança e que ajudou a inspirar a charge

      - E 90% da torcida não qr vc aqui. Motivos pra Váldson não vim: Paneleiro Falou mal do nosso time em rede nacional quando foi campeão esse ano Não aguenta um pique Não joga sério. Motivos pra ele vim: Qual ? Ah, na boa, cadê a renovação ? Só falta entregar a faixa de capitão pra ele tb.

      Excluir
  5. Por isso o Futebol Sergipano não vai para frente !
    só anda pra trás !

    BELA CHARGE EM GLOBO ESPORTE !

    ResponderExcluir
  6. Vergonha,Tv Sergipe,bajula os estados de fora,e ainda atrapalha o futebol Sergipano.INCOMPETENTES.

    ResponderExcluir
  7. "A ideia era mostrar, de forma descontraída, o que os torcedores do Confiança achavam dos reforços anunciados".
    Vocês colocaram de uma maneira que até parece que foi todos os torcedores que reclamaram das contratações, como teve uma parte que não gostou teve outra que apoiou e gostou, não sei porque vocês nunca falam do time ROSA. Não sei que tipo de profissional é esse que só vivem denegrindo a imagem do time proletário, o time adversário vive na fila a 10 anos sem titulos e vocês não fizeram uma charge se quer, e agora vem com essa conversa pra boi dormir. A torcida tem que apoiar a TV Atalaia quando começar o campeonato do começo ao fim, essa vai ser a melhor resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você, pelo que entendi, só ler a parte do Confiança. Se lesse o GLOBOESPORTE.COM/se todo iria perceber que está falando asneiras.

      Excluir
    2. Asneira quem postou foi você criticando nosso time e nossa diretoria, e outra coisa não leio nada do Globoesporte.com/se porque já sei como é, ou critica ou confiança ou o nosso futebol, só postei aqui porque vi na comunidade do confiança essa charge ridícula com nosso time. Masnão é novidade nenhuma essa atitude por parte de vocês.

      Excluir
  8. Já que não estamos em uma ditadura e o tema é toda forma de imprensa e o futebol sergipano, aproveito aqui para deixar minha crítica e desabafo, como sergipano e aracajuano que sou, a toda forma de imprensa de Sergipe, principalmente a tv sergipe/emsergipe.com que detêm o maior índice de audiência do estado. Em minha concepção, toda essa audiência trás consigo uma responsabilidade muito grande no que diz respeito à todas as coisas da nossa terra e não a de outros estados, afinal, o nome do nosso estado está presente em ambas essas duas formas de imprensa e, de forma geral, o povo sergipano considera que os meios de comunicação ligados à tv sergipe boicotaram o nosso futebol, esporte preferido do povo sergipano, ao longo de anos e quando falo isso, não é um nem dois anos, já é de muito tempo que isso acontece e o povo não é cego de não perceber que isso aconteceu, os meios de comunicação ligados à tv sergipe excluíram o futebol local de sua pauta diária ou quando esse tema era levado à tona, era apenas uma citação ou até mesmo da forma como essa charge foi apresentada ao seu público, enfatizando coisas negativas do nosso futebol, vocês poderiam falar de qualquer tema relacionado a qualquer time local, até mesmo da alegria que o torcedor proletário está sentindo em ver uma certa organização dentro dessa associação e a montagem de um time com grandes nomes do futebol nordestino, 80% das contratações da diretoria do ADC agradou muito todo o público sergipano que verá jogadores notáveis ao longo de 2013 em Sergipe, diferente do que aconteceu em anos anteriores, no que diz respeito a todos os times do estado, e os outros 20% foram bem polêmicos mas não menos notáveis, há torcedores até mesmo confeccionando bandeiras com dizeres "rumo a Tóquio", nada desses detalhes são apresentados ao resto da população sergipana, apenas o lado negativo do nosso futebol, pelo povo sergipano estar tão saturado dessa imprensa amadora é que a mínima charge causa uma tempestade em um copo de água, como o senhor mesmo falou. Podem fazer uma pesquisa na torcida do Sergipe/Confiança que são os dois maiores times da capital e observarão o descontentamento dos torcedores com esses meios de comunicação, afinal, será mesmo que o senhor acha que uma charge desnecessária como essa não afasta o público que não acompanha mais intensamente o futebol sergipano e só fica a par das notícias através dessas reportagens? Dentre inúmeros fatores que levaram a decadência do futebol local, podem ter certeza que a imprensa amadora do nosso estado está entre esses fatores, fazendo (ou nem isso) reportagens amadores que em nada engrandecem o futebol sergipano e só contribuem para a extinção do nosso futebol. Observando a imprensa pernambucana, baiana, carioca, paulista e etcs, no que diz respeito à futebol, tenho uma vaga ideia do porquê que temos tanta disparidade entre os níveis de futebol desses estados e o nosso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      Como blogueiro do Confiança no GE.com, digo que a charge foi infeliz. E a revolta da torcida não é com a charge, mas com a postura da TV Sergipe para com o futebol sergipano. Sei que a TV e o GE são coisas distintas e realmente o GE.com melhorou um pouco a cobertura do futebol sergipano. Mas todas críticas que eu tive vontade de fazer eu fiz (através do Thiago) e fui prontamente respondido, o que mostra a vontade de vocês em crescer, evoluir. Vou tentar explicar o porque da revolta do torcedor do futebol sergipano, seja ele azulino, colorado, tricolor, etc.

      Até 2004, o Campeonato Sergipano não era transmitido por nenhuma televisão, mas tinha cobertura da TV Sergipe, TV Atalaia, TV Cidade e também da TV Aperipê. Em 2005, a TV Aperipê, de forma experimental, transmitiu o Campeonato Sergipano. Em 2006, a mesma coisa. Enquanto isso, as demais TVs cobriam da forma que dava. Mas a partir de 2007 a coisa mudou. Com o crescimento da Rede Record, a TV Atalaia passou a ser filiada dessa rede e iniciou uma transmissão mais profissional, com uma cobertura nunca vista e uma equipe de reportagem completa. Para se ter ideia, chegou a ter cobertura de todos os 5 jogos da rodada, filmando e entrevistando em todos os jogos. Isso nunca havia sido feito.

      Enquanto isso, a TV Sergipe, simplesmente parou de cobrir o Campeonato Sergipano, se limitando a informar os placares dos jogos no Globo Esporte local. Essa postura foi ridícula e acabou revoltando os amantes do futebol sergipano.

      Em 2008, para piorar, a TV Sergipe transferiu a Copa TV Sergipe de Futsal para o início do ano, o que serviu de desculpa para não cobrir o Campeonato Sergipano.

      Tudo isso por causa da concorrente. A prova disso é que não deixaram de cobrir os jogos da Copa do Brasil e da Série C. Em 2008 mesmo, fizeram uma cobertura decente da campanha do Confiança na Série C. Por que não fazer isso no Estadual?

      Para piorar ainda mais, criaram reportagens valorizando e enaltecendo torcedores de Flamengo, Corinthians, Palmeiras. Essas reportagens eram tão ridículas que sequer foram veiculadas no GloboEsporte Nacional, mesmo com o interesse da toda poderosa Globo em difundir e mostrar o poder das torcidas dos clubes do "eixo".

      Eu sei que é complicado de entender, mas existe sim torcedores que acreditam que o futebol sergipano vai sair do buraco. E não é vendo reportagem de gandula tirando gol; uma velhinha de Estância que tem a casa toda enfeitada com as cores, símbolos, camisas, pôsteres do Palmeiras que isso vai mudar.

      Sinceramente, o goleiro Ricardo ficou quase 800 minutos sem levar um gol sequer e qual foi a reportagem veiculada a nível nacional? Se for pra mostrar só o que não presta, melhor não mostrar nada.

      A charge foi só um gatilho para a revolta se espalhar. Afinal, ela foi de muito mal gosto e totalmente desnecessária.

      Saudações Proletárias!

      Excluir
    2. Felipe, até agora, você foi o mais equilibrado nas críticas. Apesar de não te conhecer, reconheço o belo trabalho que faz em seu blog. Como você bem sabe, o Globoesporte.com/se não tem nem um ano e a cobertura, como você mesmo disse, melhorou. Não estou questionando os torcedores que se irritarem com um conteúdo, em nosso caso a charge, isso é de direito. Só ficamos tristes com um repúdio a um conteúdo que não fere os direitos humanos e não ultrapassa os limites esportivos.

      E nesses casos, você esquecem as coisas positivas que publicamos. Acredito que você não viu, mas o goleiro Ricardo foi para o Globoesporte.com nacional com a matéria: Goleiro do Confiança comemora Dia com mais uma partida sem levar gol (http://globoesporte.globo.com/futebol/times/confianca/noticia/2012/04/goleiro-do-confianca-comemora-dia-com-mais-uma-partida-sem-levar-gol.html) Naquele data o arqueiro menos vazado do Brasil.

      Concordo que o futebol sergipano não vai para frente com matérias de gandulas evitando gols, mas aconteceu e pela gravidade teve que ser publicada e comentada. Até para servir como reflexão do que se pode melhorar para crescer.

      Na minha opinião, o futebol local só vai para frente com boa gestão e montagem de bom elenco. Por sinal, acredito que o Confiança, ao lado do Itabaiana, são as equipes mais eficientes nestes pontos e minha torcida que é que os outros sigam o bom exemplo.

      Excluir
  9. Aproveitando a polêmica e entendendo o compromisso do globoesporte/se com o crescimento de futebol sergipano pediria para divulgar esta campanha que o Movimento Azulino está fazendo: DOAÇÃO DE SANGUE!

    Olhe aí João Áquila um tema interessante sobre torcedores sergipanos que se organizam além das arquibancadas para fazer um ato de solidariedade!

    Por: Itallo Romany

    ResponderExcluir
  10. muito legal isso! Ano passado, quando era emsergipe.com, fiz uma matéria a respeito. Se possível, mandar contatos dos organizadores para o email jals.jornalista@gmail.com para entrar em contato

    ResponderExcluir
  11. Com toda esta discussão, espero que esta não seja a 1ª e ultima charge, pois se tivéssemos uma sequencia de charges falando bem, satirizando, falando mal ou só engraçadas acredito que a repercussão não fosse tão grande. Sou torcedor proletário e não achei a charge propriamente ofensiva, somente desafinada com o real pensamento do torcedor com relação ao elenco. Sei q Valdson e Da Silva geraram polemicas, mas no geral estamos muito satisfeitos com as contratações. Por isso acho que a comoção foi geral. Mas reintero que acho as charges muito interessantes.

    ResponderExcluir
  12. Bom, foi a primeira, mas tenha certeza que não será a última.

    ResponderExcluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!