terça-feira, 14 de dezembro de 2010



Não conheço a Renata Miranda pessoalmente, mas me arrisco a dizer que a conheço. Mãe do Guilherme, mora no interior do Rio Grande, formada em administração. Renata escreve um dos blogs mais engraçados e ao mesmo tempo um dos mais conceituados da web. É só ler as perguntas que fazem a ela.

Sincera ao extremo, já falou dos amores, dos cuidados com o filho, dos pais, da vida na capital e no interior. Mas o blog já lhe deu algumas complicações, tanto que já fechou algumas vezes, mas sempre reabre o esconderijo para almas que fogem da efemeridade da rede mundial de computadores.

Confira a entrevista com Renata sobre o seu esconderijo

Isca do Jornalista - Por que esconderijo?

Renata Miranda - O critério para escolher o nome do meu blog foi demonstrar a minha personalidade através de um deboche, por isso Esconderijo, pois é impossível se esconder na internet. Porém esse nome pode ser interpretado de outra forma, ou seja, é um dos meus Esconderijos prediletos, onde me escondo atrás de uma URL simpática.

IJ - Você costuma se expor, já se arrependeu de alguma coisa que escreveu?

RM - Sim, me exponho. Mas bem menos que no início do blog. Deletei o blog duas vezes e recomecei com um novo formato tentando escrever em terceira pessoa não só situações que ocorrem comigo como fatos que acontecem com outras pessoas. Muitas vezes quando leio um texto meu de dois anos atrás percebo que está ridículo e que é melhor apagar. O bom disso é que minha teoria de que estamos mudando constantemente é confirmada. Ainda bem!

IJ - Você já informou que iria parar algumas vezes, o que te fez voltar?

RM - O prazer da escrita, de ser lida, de interagir com os leitores. Provocar reações, receber críticas que me fazem refletir sobre meus erros, receber elogios, o carinho das pessoas. Eu simplesmente adoro ter um canal de comunicação com o mundo.

IJ - Qual foi a pergunta mais estranha que te fizeram?

RM - Acho que foi a última que postei sobre minha crença em ETs.

IJ - Tem alguma coisa que você não responde?

RM - Até hoje não deixei nenhum leitor sem resposta e por incrível que pareça eu prefiro perguntas provocativas, pois elas me fazem produzir respostas engraçadas. Adoro aliar o deboche numa pergunta agressiva. Acho que os leitores devem gostar também. Mas decidi que não vou mais falar da minha vida pessoal, apaguei os posts que falavam diretamente da minha intimidade. Cheguei à conclusão que não precisamos expor tanto a nossa vida a ponto das pessoas se acharem no direito de opinarem em nossas decisões. Percebi depois de alguns anos de blog, que a exposição tem um limite.

IJ - Quem te inspira a escrever?

RM - Tudo que acontece me inspira. Pode ser uma notícia no jornal, uma piada na TV, uma pessoa na fila do banco. As pessoas em geral são uma fonte de inspiração. Nosso cotidiano está recheado de situações diversas que podem virar um texto. A diversidade de personalidades gera uma montanha de ideias Podemos escrever sobre política até mesmo comentar sobre a criança comendo salgadinho fedorento no Ônibus. O Universo de assuntos é imenso, basta saber extrair uma história do que se observa por aí.

IJ - Livros, já se imaginou como best-seller?

RM - Sim, nos meus mais dourados sonhos. Mas estou longe desse estágio. Primeiro tenho que começar lançando meus livrinhos aos poucos e quem sabe um dia um deles dá resultado?

IJ - Fale sobre sua concorrente em Porto Alegre que também usa o nome de esconderijo e torce pelo seu rival.

RM - Como o plágio é crime com base na Lei 9610 e dá cadeia, comuniquei a ela que tinha 24 horas para retirar meus textos da internet. A princípio ela deletou o blog. Melhor assim. Acredito sinceramente que a ignorância daquela menina fez com que ela fizesse isso. Acho que ela pensou que como estava num esconderijo, nunca ninguém a descobriria.

Um comentário:

  1. Querido João!
    Adorei ser entrevistada por ti e adoro o teu blog.
    Obrigada pelo carinho com que sempre me recebe em tua escrita.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!